Interação e alimentos - uma nova forma de ver a gastronomia

Nasci no meio da farinha. E no meio dela me criei, aprendendo a admirar, respeitar e transformar trigo em mil coisas.
Meu pai começou a trabalhar em açougue e depois, como bom português, migrou para padaria. E repassou para mim, desde pequeno, a magia e a paixão pelos alimentos, em especial por pães.
Sempre senti que a cozinha faz parte de mim, como uma extensão do meu corpo e do que eu sou. Assim, cresci nesse caminho, sempre estudando, criando, testando e experimentando.
Mas não é por ter experiência que sempre dá certo. Porque alimento tem vida própria, tem desejos, tem alma... e você consegue sentí-la quando ama o que faz.
E por isso, decidi criar este espaço para compartilhar minha experiência, conhecimento, tentativas, acertos e erros.
Um blog é uma forma muito boa de interagir e é isto que quero: trocar receitas, dicas, truques, segredos. Mostrar que a alta gastronomia é para todos. E que todos podem se tornar grandes chefs. Nem que sejam só virtuais!

16 comentários:

Anônimo disse...

Adoro cozinhar e tenho mta vontade de fazer gastronomia mas tenho lá minhas dúvidas, vc podia falar um pouco de como foi o início pra vc, falar do mercado de trabalho e tudo mais.
beijos!

21 de maio de 2010 às 03:27
Fabi disse...

Qdo vc tem uma pessoa da família ligada à gastronomia que possa te introduzir acredito eu que fique mais fácil pois desde criança vc se acostuma com as " panelas "....eu comecei a me aventurar somente agora e fico pensando " como eu queria ter seguido na carreira da gastronomia", pois eu teria estudado, me aprofundado e quem sabe seria minha fonte de renda...mas nunca é tarde não é mesmo???Adorei o blog, parabéns!!!!

25 de maio de 2010 às 17:00
vencedor disse...

Boa Noite,eu vi você fazendo uma torta doce,no programa Dia Dia só,que vi e anotei a doce mas,a salgada não.Seria possível me passar?
Quero parabenizar você pois,admiro muito pessoas com um talento como o seu.Obrigada,Deus o Abençoe

17 de setembro de 2010 às 17:11
Anônimo disse...

OI!chefe bom dia,semana passada enviei um comentario para o SR sobre medidas e fiquei na duvida,gostaria de saber se o SR já leu? desde já muito obrigado valquiria

18 de outubro de 2010 às 05:34
Nadege Sonho de Chefe disse...

Oi Julio, sou uma adimiradora de seu trabalho!!!gostaria de uma receita de um pãozinho q é servido em festa com se fosse um cachorro quente e com eu congelo empadas?, vc pode enviar p/ este e-mail:nadegesonhodechefe@gmail.com
muito obrigada!!!!!!

24 de outubro de 2010 às 12:13
Unknown disse...

Bom dia.
Hoje vi seu programa na Band e gostei mto do folar portugues...
Fiquei com agua na boca...
Como somos poucas pessoas em casa, posso fazer meia receita ?
Dá certo?

2 de novembro de 2010 às 06:27
Pedaço de Delícia disse...

Olá!
Boa tarde,
Estamos começando no ramo de cake designer..
e precisamos de uma receita boa para panetones...tenho algumas que testei...mas ficam secos...queria um que ficasse umidos e macios...rs
se vc puder nos ajudar...e mandar passo a passo para o meu e-mail..ficarei muito grata..
meu e-mail é..maithe.dentini@gmail.com...ou pedacodedelicia@gmail.com...
obrigada...

6 de novembro de 2010 às 13:08
Unknown disse...

Boa noite.Vi a matéria sobre FRANGO DE PADARIA,apaixonei,fiz e a familia adorou.Estou reformando a cozinha e abrindo um negócio de sucesso,apostando todas as minhas fichas nessa receita e se DEUS quizer e ele quer,tenho certeza,vou vender e vencer,AMÉN.
Porém tenho algumas duvidas,como vou espetar na frangueira um frango recheado de farofa?O vinho é branco doce ou seco?Fiz com doce,ficou ótimo.Tenho que comprar uma frangueira ou um forno industrial?Me responda,pelo amor de DEUS.Conto e espero com o sr.

8 de novembro de 2010 às 15:31
Paulo Oliveira disse...

Olá, Julio.
Assisti o programa Dia a Dia ontem e adorei as tuas receitas e dicas. Parabéns!
Sou apaixonada por gastronomia, principalmente por pratos que não fazem parte do trivial!
Boa sorte em tua trajetória!
Abraços,
Marisa

4 de janeiro de 2011 às 10:02
rafael disse...

Olá chefe Julio estava assistindo hoje o programa Dia Dia e você estava ensinando a fazer o Pastel Caipira, já estava naquele delicioso recheio!!!Parabéns pelas receitas e pelo programa.
Gostaria de receber a receita da massa, pois somos amantes dos pães! Meu email é m.f.barreto@hotmail.com
Aguardo sua resposta desde já agradeço. Fátima

1 de fevereiro de 2011 às 05:27
blogger disse...

eu caio cruz e minha tia maria cruz gostamos muito do programa dia dia em que voce prepara suas deliciosas receitas aquela torta de framgo e palmito me deixou com agua na boca um grande abrasso caio

meu email e hc5585@gmail.com
gotaria muito que me mandasse um convite no meu orkut

2 de fevereiro de 2011 às 16:41
Lene Almeida disse...

Olá chefe julio a muitos anos que o acompanho pela tv. Adoro seu trabalho e suas receitas. chefe me perdoe a ousadia de pergutar: o seu pai se chamava Beijamim?, porque desde que vi o sr na tv eu tenho a impressão de conhece-lo lá do antigo bairro que eu morava, e quando era criança eu ia comprar carne para minha mãe no açougue do sr Beijamim que era um doce de pessoa. e depois se tornou o dono da padaria da esquina. Se eu estiver enganada me perdoe. Parabéns, assistosua participação no programa do Daniel e adoro. Um grande abraço e se for possivel me responda. meu e-mail é didicale@terra.com.br meu nome Marilene de Almeida Souza (para os amigos Lene)

15 de março de 2011 às 06:56
Cris Silva Doceira disse...

Olá Chef Julio,tudo bem?
Gostaria simplismente de agradece-lo pela sua generosidade,em dividir as suas receitas e experiencias culinárias,amo D+ o seu trabalho e adimiro sua humildade e alegria de viver,parabéns! que Deus continue te abençoando.
bjs!!

11 de agosto de 2011 às 11:50
Rodrigo J.B. disse...

Olá Júlio, td bem?
Quando te observo vejo a coisa mais importante que existe nas pessoas que trabalham na alquimia culinária: paixão.
Cozinhar é um ato de amor, de paixão e vc transpira esses aspetos. Parabéns!
Tenho um blog de culinária também e sou apaixonado por cozinha (http://cozinhadorodrigojb.blogspot.com/)
Sempre lhe assisto na Band. Acho seus pães incríveis! Realmente os melhores.
Que vc tenha sempre essa luz e essa paixão pela cozinha. Grande abraço!
Rodrigo J. Bartolini

29 de setembro de 2011 às 06:54
mary pop disse...

Eu gostaria de pegar a receita do requeijao caseiro,pois no dia em que voce passou no Daniel, eu estava sem Internet e não consegui pegar. Desde já agradeço e adoro suas receitas, Beijos!!!!

14 de março de 2012 às 06:49
Lopes Culinarista disse...

Chefe Julio Cruz parabéns pela sua pagina e suas receitas.Sempre acompanhei teu trabalho na TV(Band-DiaDia)que só tinha audiencia pela sua presença

27 de janeiro de 2016 às 13:45

Postar um comentário